TICs/Eproinfo

O professor e a tecnologia: o foco é a aprendizagem

Breves comentários



Perfil: mi nombre es Mildamar Ribeiro. Me  gusta la libertad
Interesado en: amistad.
Quiero conocer amigos(as) para charlar.
Descripción personal: soy casado. Mi pareja se llama Marly. Tengo dos hijos que se llaman Márlysson y Sócrates. Marly está embarazada (nono mes). Concluí mis estudios superiores en filosofía hace veinte cuatros años. Soy extrovertido; me gusta un poco de lectura de filosofía, religión; internet. No me gusta salir de fiesta, sin embargo, salir con mi familia y con mis amigos es todo que me da placer. En los fines de semana he estado con mi familia y he participado de las acciones religiosas de la comunidad católica del barrio, además, a veces salgo con la familia para haciendas de amigos.
En Brasil conozco las ciudades: Manaus, Belem, Teresina y Fortaleza.
En Venezuela conozco: Santa Elena de Uairén, Puerto Ordaz, Ciudad Bolívar, Valencia, Punto Fijo y Caracas.
Idioma: Portugués y español
Estudio en: Instituto Federal de Educação Tecnológica de Roraima (segunda licenciatura en lengua española y literatura hispánica)..
Profesión: soy profesor y analista educacional. Trabajo en la Secretaria Estadual de Educación por la mañana y en la Escuela Caranã por la noche.
Vivo en Boa Vista / Roraima / Brasil. Mi correo eletrónico es mildamar@click21.com.br





Este blog tem como proposta apresentar comentários sobre o que é ser professor hoje; sobre as webquests como metodologia de pesquisa orientada e de capilar importância para o processo de ensino/aprendizagem; o Portal do Professor como ferramenta onde o professor pode usá-lo para elaboração de suas aulas, se informar, captar conteúdos, usar multimídias, fazer cursos, interagir e colaborar. Outro instrumento singular como parceiro na aquisição do conhecimento, elaboração de aula, interação com o mundo é o hipertexto. Através da experiência da ‘navegação’ o usuário conhece, vivencia, interage com um conjunto de informações na forma de blocos, de textos, palavras, imagens ou sons cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks. É muito sugestivo a entrevista do doutor Ladislau Dowbor sobre o uso da tecnologia na educação. Na escola pública do Estado de Roraima a inserção da disciplina Iniciação Científica no currículo do Ensino Médio concretiza, até certo ponto, a ideia do doutor Dowbor. O mapa conceitual ilustra bem essa realidade. As escolas estaduais de Boa Vista estão equipadas com recursos tecnológicos a disposição da comunidade escolar. Como exemplo dessa realidade citamos a Escola Caranã situada na periferia. Um slide sobre o uso da tecnologia na sala de aula ilustra bem o avanço da aprendizagem, a disciplina, atenção e o prazer de aprender.





Que é ser professor hoje?
Quem sou eu nesse contexto?
27/04/2011 03:35:14
Oi, pessoal!

Uma característica do ser professor hoje ´é o desafio. O  mundo atual está aí com as inovações tecnológicas, tais inovações atinge literalmente as pessoas. A sociedade está inserida neste contexto, a escola também, embora com as suas deficiências; e o aluno como sujeito que se impõe pela sua experiência adquirida usa o celular ,quando está na lan house ou usa o computador da famíla ou do amigo e se conecta com o mundo ou com os mundos que a tecnologia oferece. O professor enfrenta um grande desafio no sentido de saber lidar com o conhecimento associado com os recursos tecnológicos, as vezes escassos que a escola tem, e a aprendizagem realmente acontecer. Não entendo quando os colegas internautas dizem que ser professor é difícil, muito difícil, porém prazerosa. Como pode uma profissão ser tão difícil e ao mesmo tempo ser tão prazerosa? É preciso procurar alternativas de mediação para que o ofício não seja um fardo, mas uma satisfação. É verdade que os alunos tem muita experiência com as inovações tecnológicas. Talvez mais do que nós. Mas tal experiência não tem se convertido na capacidade de sistematização do conhecimento. A prova disso é as palavras descoordenadas da ideia que o aluno tem ao expor por escrito quando solicitado pelo professor. O diálogo entre aluno e professor tendo o conhecimento e a sistematização do pensamento. como foco ainda é um grande desafio.
Eu estou inserido no contexto atual. Quando uso recursos tecnológicos como computador e datashoy e embora tendo domínio técnico e planejado a aula, percebo insatisfação por alguns alunos, repito: por alguns alunos, quanto a metodologia. Acho que é aqui que o professor se depara com uma nova situação: o limite. Como alunos aprendem e outros não em um contexto em que o professor usa recursos tecnológicos tão avançados? A tecnologia está aí para auxiliar o professor e o aluno no processo de ensino e aprendizagem, mas não vai resolver todo o problema. Disso tenho consciência. Muita mais ainda que toda a tecnologia do mundo adotada pelos 'melhores profissionais' não vai substituir o professor. Ele continua importante.
Profº  Mildamar

O que é ser professor hoje?

30 abr. 11

O aluno lida com o conhecimento a partir de duas realidades inerentes a ele. A individualidade e a sociabilidade. O professor expõe o conhecimento usando a tecnologia que dispõe com a técnica que tal tecnologia exige e a habilidade que o professor tem para manuseá-la. E não só: entra em jogo um elemento fundamental – o planejamento. Até aqui, muito bonito e muito satisfatório. Acontece que, o aprendizado é individual e social. O aluno tem suas experiências construídas a partir destas duas realidades. Na sala de aula não poderia ser diferente e é neste contexto que a aprendizagem acontece, não de forma homogênea, mas em níveis diferentes. Não sei se um aluno que está atento ao uso do celular, ou ouvindo música ou ainda realizando atividade de outa matéria aprende também. Talvez sim em um outro nível que as nossas avaliações não seja capazes de realmente avaliar. Seguramente posso dizer que as pessoas são diferentes, os tempos mudaram, mas, as avaliações são as mesmas. É um ponto a refletir, não? Que tal? O ser professor se encontra justamente aqui, no limite, onde a decisão, a mediação, o diálogo e a autoridade são fundamentais.


Comentário à entrevista de Ladislau Bowbor.

sábado, 30 de abril de 2011


Interessante a entrevista do Profº Dr. Ladislau Dowbor. Aponta questões relevantes à educação. Quero dá ênfase quando o entrevistado diz que a escola não ensina ao aprendiz métodos de organização e sistematização do conhecimento. É verdade. A escola brasileira caminha cambaleando quanto ao ensinar  aprender a aprender. Mas vejo que, aqui em Roraima, teoricamente a escola dá uma resposta à colocação de Dowbor. A disciplina Iniciação Científica no Ensino Médio se propõe ensinar métodos de organização e sistematização do conhecimento de forma que o aluno tenha, no final da Educação Básica, as condições necessárias para lidar, com competência e habilidade e usando as tecnologias disponíveis seja na escola ou no âmbito da sua convivência familiar e social, com o conhecimento. Reconheço que, na prática, como a Iniciação Científica está sendo compreendida pela gestão escolar e pelo professorado possa-se dizer que não responde a necessidade do aluno, ou que a distância entre teoria e prática é astronômica. Mas a inserção da IC no currículo da Escola Pública do Estado de Roraima é um passo significativo.

Unidade 1                                                                           Profº Mildamar

ATIVIDADE 1.4

Obs.: É só colocar no power point e se tiver fotos dá para ilustrar bem.


CAMPO DE PESQUISA: ESCOLA ESTADUAL CARANÃ


TOTAL DE PROFESSORES: 92
- AMOSTRA DA PESQUISA: 12
RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS
- LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COM 10
  MÁQUINAS;
- 08 TV'S PEN-DRIVE;
- 01 DATA-SHOW;
- 02 MICRO-SYSTEN;
- 01 APARELHO DE DVD;

-CONCLUSÕES
A PRÁTICA DO USO DE TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICOS SE FAZ DE FORMA ESPORÁDICA E OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS COM MAIS FREQUENCIA SÃO:

TEXTOS IMPRESSOS, MAGENS, JOGOS E TVs PENDRIVEs


A  UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EDUCATIVAS PELOS PROFESSORES SERVEM DE APOIO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA E OBJETIVAM POTENCIALIZAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

Ativ_1.5  Mapa conceitual


Ativ.1.6 WebQuests

WebQuest é uma metodologia de pesquisa orientada, em que quase ou todos os recursos utilizados são provenientes da Web.
A proposta de aprendizagem do Portal do Professor é muito interessante porque sugere várias ferramentas que o professor pode utilizar como recurso para suas aulas. Além do mais, na relação professor e o Portal do Professor o docente pode e deve ser sujeito do processo de ensino/aprendizagem quando se vale da criação de suas aulas usando a net. O professor se informa e faz parte da informação ao clicar nos ícones disponíveis como Espaço da Aula, Jornal do Professor, Conteúdos Multimídia, Cursos e Materiais, Interação e colaboração, Plataforma Freire, Links.  As possibilidades de uso das tecnologias durante a realização de um projeto de aprendizagem são inúmeras. O Portal do Professor abre um leque para isso. O professor ao usar a ferramenta adentra em um  mundo de infinitas possibilidades. Com o conhecimento que tem e dominando a tecnologia os resultados são iminentes. Com a orientação do professor o estudante interage, participa, cria, constrói. Com essa relação professor/estudante/tecnologia aos poucos vai se configurando, no ambiente escolar, o que se chama de qualidade de ensino


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html


Comentários

Concordo em gênero, número e grau. As tecnologias e as webquest são importantíssimas para o processo ensino/aprendizagem. A questão que coloco é: quando o professor vai usar tais ferramentas de modo tão natural quanto usa o quadro branco e o pincel? As dificuldades não são só estruturais. São também pessoais, profissionais, de compreensão de mundo. As  mudanças são necessárias em todos os campos. Está abertos para mudanças de conceitos na relação sujeito (homem) X objeto (coisaB/real) é fundamental para construção do que chamamos qualidade na educação no ambiente escolar

Mildamar

Unidade 2
Ativ2.1           Navegando em hipertextos

Navegar a deriva traz vantagem para o internauta porque se tem mais liberdade. Além do mais se descobre coisas interessantes que não estava planejado. O usuário não se perde, pelo contrário, enriquece a pesquisa e agrega outras informações  que podem ser úteis para outros trabalhos, pesquisas, práticas etc.

Ativ_2.2         Navegando em busca do conceito de hipertexto

Pesquisa em 14/06/11 às 01:52min
Aproximadamente 45.500 resultados em 0,17segundos.

Navegar a deriva traz vantagem para o internauta porque se tem mais liberdade. Além do mais se descobre coisas interessantes que não estava planejado. O usuário não se perde, pelo contrário, enriquece a pesquisa e agrega outras informações que podem ser úteis para outros trabalhos, pesquisas, práticas etc.
Navegar por essa variedade de sites e informações que a internet oferece indica uma riqueza muito grande de informações a cerca de um único tema. Hipertexto, o que é hipertexto?, hipertexto no contexto educacional, imagens de hipertexto, o hipertexto como novo espaço para a escrita em sala de aula, encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais e etc. são infinitas as possibilidades e impossível deter todas as informações. Mas é interessante navegar pelos hipertextos.

Ativ_2.3         Conceituando hipertexto individualmente

Definição para hipertexto:

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
http://www.google.com/dictionary?q=Hipertexto&sl=pt&tl=pt&hl=pt&sa=X&ei=OIf4Tcy7CIbEgQe17PisDA&ved=0CBQQkQ4
A internet tem linguagem própria. O hipertexto é um exemplo. Vamos relacionar a linguagem específica somente do hipertexto, para ver como tão diferente é. Veja: ‘formato digital’, ‘blocos de textos’, ‘palavras’, ‘imagens’, ‘sons’, ‘hiperlinks’, ‘links’. O hipertexto é um modelo de interface onde reúne na tela diversos documentos. Através do hipertexto o usuário ler textos relacionados conforme seu interesse e disponibilidade através da ativação dos links nele incorporados. Basta fazer um clic. O hipertexto é um documento que contém links (ligações ou vínculos) para outros documentos, o que permite um processo de leitura não seqüencial. Esta ferramenta é um facilitador da vida do usuário.

Ativ_2.4         Conceituando hipertexto coletivamente


Ativ-2.4 conceituando hipertexto coletivamente

O termo HIPERTEXTO está em evidência.  Mas, de acordo com a pesquisa de Alessandra Lima, não é um termo novo. Remonta aos séculos XVI e XVII. Nós mesmos temos experiência dos tempos de colegial quando não tinha internet e que fazíamos observações nas margens do caderno. Tais observações explicavam algum termo ou simplesmente faziam algum destaque para aprofundamento posterior. Havia também livros didáticos com muitas ilustrações que nos remetiam a uma ou outra página, ou a um ou outro fato. É evidente que o HIPERTEXTO estava na sua forma elementar, básico, muito diferente dos dias atuais, porém, sempre muito útil. No formato atual o processo ensino/aprendizagem se dá com  muito mais facilidade.



WebQuest é uma metodologia de pesquisa orientada, em que quase ou todos os recursos utilizados são provenientes da Web.
A proposta de aprendizagem do Portal do Professor é muito interessante porque sugere várias ferramentas que o professor pode utilizar como recurso para suas aulas. Além do mais, na relação professor e o Portal do Professor o docente pode e deve ser sujeito do processo de ensino/aprendizagem quando se vale da criação de suas aulas usando a net. O professor se informa e faz parte da informação ao clicar nos ícones disponíveis como Espaço da Aula, Jornal do Professor, Conteúdos Multimídia, Cursos e Materiais, Interação e colaboração, Plataforma Freire, Links.  As possibilidades de uso das tecnologias durante a realização de um projeto de aprendizagem são inúmeras. O Portal do Professor abre um leque para isso. O professor ao usar a ferramenta adentra em um  mundo de infinitas possibilidades. Com o conhecimento que tem e dominando a tecnologia os resultados são iminentes. Com a orientação do professor o estudante interage, participa, cria, constrói. Com essa relação professor/estudante/tecnologia aos poucos vai se configurando, no ambiente escolar, o que se chama de qualidade de ensino


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html



Comentários

Concordo em gênero, número e grau. As tecnologias e as webquest são importantíssimas para o processo ensino/aprendizagem. A questão que coloco é: quando o professor vai usar tais ferramentas de modo tão natural quanto usa o quadro branco e o pincel? As dificuldades não são só estruturais. São também pessoais, profissionais, de compreensão de mundo. As  mudanças são necessárias em todos os campos. Está abertos para mudanças de conceitos na relação sujeito (homem) X objeto (coisaB/real) é fundamental para construção do que chamamos qualidade na educação no ambiente escolar



Atividade 2.6


Projeto



  1. Título: A tecnologia promove inclusão nas aulas de espanhol
  2. Período de realização: 19/04 a 06/06/2011.
  3. Síntese: o desenvolvimento do projeto se dá basicamente a partir do uso dos diversos recursos tecnológicos disponíveis, a saber, notebook, datashow, mp4, subwoofer, toca CD, internet etc como ferramenta que dinamizam o contexto da sala possibilitando aulas de língua espanhola um tanto atrativas, interessantes, fáceis de compreensão e consequentemente aprendizagem eficaz, gosto pelo estudo e permanência do aluno na escola.
  4. Justificativa: os alunos do 3º segmento (Ensino Médio/EJA) da Escola Estadual Caranã são trabalhadores, pais e, por força da situação financeira limitada muitos não tem  disposição e garra para assistir as aulas com atenção e participação, pois, chegam à Escola já cansados, desmotivados e às vezes com fome. Voltar para casa antes de terminar o turno com a sensação de que estudou é uma alegria. O projeto A TECNOLOGIA PROMOVE INCLUSÃO NAS AULAS DE ESPANHOL propõe preencher esta lacuna a partir de aulas mais atrativas, interessantes e participativas possibilitando que o aluno tenha gosto pelo estudo, interaja e aprenda em todo o tempo de aula.
  5. Objetivos da atividade e/ou projeto: despertar o gosto pelo estudo, o interesse pela aprendizagem da língua espanhola, como forma de manter a permanência do aluno na escola.
  6. Contextualização: alunos do 3º segmento (1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio/EJA) Escola Estadual Caranã, situada a Rua Deco Fontellis, nº758 Bairro Caranã, cidade Boa Vista. São alunos carentes, pais e trabalhadores. Faixa etária entre 18 e 63 anos. Nível de aprendizagem relativamente baixo.



Atividade 2.8

1.    Contextualização: alunos do 3º segmento (1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio/EJA) Escola Estadual Caranã, situada a Rua Deco Fontellis, nº758 Bairro Caranã, cidade Boa Vista. São alunos carentes, pais e trabalhadores. Faixa etária entre 18 e 63 anos. Nível de aprendizagem relativamente baixo.
2.    Descrição clara e detalhada da atividade e/ou projeto: o desenvolvimento do projeto aconteceu em seis turmas do Ensino Médio (3º Segmento – EJA) usando vários recursos tecnológicos e conteúdos adequados aos recursos previamente planejado. Com o notebook, datashow e subwoofer usou-se slides com mensagens de motivação em espanhol – “Recetas de jovialidade”, “Regala tu sonrisa” e “La Vida” (uma aula), estudo das horas com animação em slides e o clip de Elvis Crespo com a música Hora Enamorada, (uma aula) novela que trata da história de Lola y Ana que conparten un piso en España – www.SWR.de  (uma aula); com o mp4 utilizou-se a canción con las letras del alfabeto en español e Latino América do livro Los Saludos, de Ivan Martins Libro. 1 – os alunos, de posse dos textos colaram no caderno, cantaram e dançaram (duas aulas). O professor orientou que eles identificassem os substantivos separando os nomes próprios dos comuns. Com relação a música Hoy es un día normal de Juanes receberam os versos em papel cortado e juntados de modo aleatório e após ouvir a música colaram no caderno obedecendo a sequência dos versos. O professor desenvolveu o estudo do verbos presentes no texto no futuro do modo indicativo (três aulas para esta atividade). Com o toca CD utilizou-se a música de Y Tu Te Vas, de Chayanne para cantar e identificar os artigos definidos masculinos e femininos. Entre a utilização de um recurso e outro utilizou-se apostila elaborada pelo professor, livros onde se trabalhou a leitura, diálogos e exercícios, e jornais da Venezuela como Últimas Notícias para escolha de textos, leitura, identificação de palavras desconhecidas e consulta ao dicionário.
3.    ,Resultados obtidos: mais frequências nas aulas, melhor desempenho escolar, alegria e motivação. A relação interpessoal entre os próprios alunos e entre estes e os professores tem melhorado muito. A avaliação atesta isto.
4.    Avaliação entre os dias 04 e 14 de julho 2011
A Escola Estadual Caranã tem, efetivamente 177 alunos frequentando a Educação de Jovens e Adultos – 3º Segmento (EJA) no turno noturno. A avaliação do projeto foi feita com 140 alunos dos quais 97% afirmam que os recursos tecnológicos favorecem a aprendizagem da língua espanhola; que os recursos tecnológicos como são usados nas aulas de espanhol, motivam a estudar mais/ permanecer na escola; que a língua espanhola é importante para a formação do cidadão brasileiro, e somente 3% afirmaram o contrário. A justificativa para essa expressiva votação a favor dos recursos tecnológicos nas aulas de espanhol se reduzem a basicamente ao mesmo foco: a aprendizagem e a motivação.
Ao serem consultados se os recursos tecnológicos favorecem a aprendizagem da língua espanhola, disseram: ajudam a entender e a interpretar; são interessantes; motiva a participação; é importante para a aprendizagem; avança mais no conteúdo; os alunos prestam mais atenção e aprendem mais; torna a aula mais atrativa e mais fácil de aprender; o uso da tecnologia e a explicação do professor fica melhor; o aluno se interessa mais pela imagem do que pela palavra; imagem e som ajudam mais a entender o assunto; aulas dinâmicas favorecem a atenção; o aluno se identifica com o que é apresentado; é cativante; muitos alunos não gosta das aulas de espanhol, mas com a tecnologia eles prestam atenção; é mais fácil para  quem tem dificuldades. Se os recursos tecnológicos como são usados nas aulas de espanhol, motivam a estudar mais/ permanecer na escola, reiteraram: sim, os alunos tiram suas próprias conclusões; nos sentimos mais motivados porque a aula não é chata; aulas diferentes nos motivam a permanecer mais nas aulas; é uma mineira de aprender se divertindo; aqui em Roraima é importante aprender espanhol; as aulas ficam mais agradáveis e a gente aprende mais; é fundamental o aprendizado que a tecnologia oferece; o estudo da língua espanhola é importante para o nosso futuro e nessa região de fronteira é indispensável; com imagem e som os alunos se sentem mais motivados; o assunto se torna interessante; sim, porque nos sentimos parte da escola; sim, porque a aprendizagem é mais rápida; nos distrai e  nos dá mais ânimo; a aula fica mais animada e criativa; motiva sim, pois as aulas são muito boa e dá mais gosto permanecer na sala; eu acho a aula divertida; é de grande importância e serve para diminuir a dificuldade de todos; estimula as novas descobertas. Os alunos não retrucaram em afirmar que a língua espanhola é importante para a formação do cidadão brasileiro: porque fazemos fronteira com países de língua espanhola; faz parte da formação escolar do jovem; é uma oportunidade de saber lidar com pessoas estrangeiras; é a segunda língua mais importante; nos prepara melhor para o mercado de trabalho; podemos conhecer melhor outros países; com as aulas de espanhol todos os brasileiros tem a oportunidade de falar espanhol; fortalece as relações do Brasil com países da América Latina e a Espanha; se não aprendemos espanhol como vamos receber bem nossos turistas?;valoriza a formação profissional; a língua espanhola e o português tem a mesma origem: o latim; a possibilidade de competição é maior; a língua espanhola faz parte da globalização e o brasileiro não pode ficar de fora. Os alunos que disseram não ao uso da tecnologia em sala de aula justificam que não aprendem, as aulas estão num nível muito elevado e escrever no quadro e fazer uso da apostila e/ou livro é mais eficaz. O professor deve explicar mais.
É interessante o posicionamento dos alunos quanto ao conceito quantitativo das aulas e da sua própria participação. 67% dos alunos consultados atribuíram nota dez (10) para as aulas de espanhol com recursos tecnológicos; considerando a nota entre oito (8,0) e dez (10) o percentual salta para 91,5%. Quanto as aulas sem recursos tecnológicos, só na base do discurso 20% atribuíram nota oito (8,0) 17% atribuíram nota cinco (5,0), e 21% nota zero (0,0). 41% dos estudantes atribuíram nota dez (10) a participação nas aulas e 73% entre oito (8,0) e dez (10).
Os alunos sugeriram que a Escola ou o Estado promova intercâmbio com o país vizinho (Venezuela); termais aulas na semana; usar os recursos com mais frequência; aulas mais práticas; mais diálogos e dinâmicas e explicações; mais leitura e atividades; tradução de textos; interação com os alunos; dinâmicas com premiação; utilizar  músicas com frequência em sala e ter mais atitude com relação os alunos rebeldes.
Esses dados são motivadores da prática pedagógica inovadora, porque nos faz ver que planejar considerando os recursos tecnológicos disponíveis na perspectiva da aprendizagem com inovação, criatividade e qualidade é a meta eficaz para atingir os objetivos que o ensino da língua espanhola exige e que os alunos esperam.

Bibliografia


MARTIN, Ivan Rodrigues – Saludos: Curso de Lengua Española Libro 1 6 º Ano Editora Ática
____________EJA Educação de Jovens e Adultos: Español Ensino Médio vol. Único
http://letras.terra.com.br/chayanne/
NASCIMENTO, Mildamar Ribeiro. Apostila para o Ensino Médio



Ativ.  3.2




Relato de experiência com o projeto A Tecnologia Promove inclusão nas aulas de Espanhol




Contextualização: alunos do 3º segmento (1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio/EJA) Escola Estadual Caranã, situada a Rua Deco Fontellis, nº758 Bairro Caranã, cidade Boa Vista. São alunos carentes, pais e trabalhadores. Faixa etária entre 18 e 63 anos. Nível de aprendizagem relativamente baixo.

Descrição clara e detalhada da atividade e/ou projeto: o desenvolvimento do projeto aconteceu em seis turmas do Ensino Médio (3º Segmento – EJA) usando vários recursos tecnológicos e conteúdos adequados aos recursos previamente planejado. Com o notebook, datashow e subwoofer usou-se slides com mensagens de motivação em espanhol – “Recetas de jovialidade”, “Regala tu sonrisa” e “La Vida” (uma aula), estudo das horas com animação em slides e o clip de Elvis Crespo com a música Hora Enamorada, (uma aula) novela que trata da história de Lola y Ana que conparten un piso en España – www.SWR.de  (uma aula); com o mp4 utilizou-se a canción con las letras del alfabeto en español e Latino América do livro Los Saludos, de Ivan Martins Libro. 1 – os alunos, de posse dos textos colaram no caderno, cantaram e dançaram (duas aulas). O professor orientou que eles identificassem os substantivos separando os nomes próprios dos comuns. Com relação a música Hoy es un día normal de Juanes receberam os versos em papel cortado e juntados de modo aleatório e após ouvir a música colaram no caderno obedecendo a sequência dos versos. O professor desenvolveu o estudo do verbos presentes no texto no futuro do modo indicativo (três aulas para esta atividade). Com o toca CD utilizou-se a música de Y Tu Te Vas, de Chayanne para cantar e identificar os artigos definidos masculinos e femininos. Entre a utilização de um recurso e outro utilizou-se apostila elaborada pelo professor, livros onde se trabalhou a leitura, diálogos e exercícios, e jornais da Venezuela como Últimas Notícias para escolha de textos, leitura, identificação de palavras desconhecidas e consulta ao dicionário.





Ativ.  3.4

Desenvolvimento da experiência com o projeto A Tecnologia Promove inclusão nas aulas de Espanhol




O desenvolvimento do projeto aconteceu em seis turmas do Ensino Médio (3º Segmento – EJA) usando vários recursos tecnológicos e conteúdos adequados aos recursos previamente planejado. Com o notebook, datashow e subwoofer usou-se slides com mensagens de motivação em espanhol – “Recetas de jovialidade”, “Regala tu sonrisa” e “La Vida” (uma aula), estudo das horas com animação em slides e o clip de Elvis Crespo com a música Hora Enamorada, (uma aula) novela que trata da história de Lola y Ana que conparten un piso en España – www.SWR.de  (uma aula); com o mp4 utilizou-se a canción con las letras del alfabeto en español e Latino América do livro Los Saludos, de Ivan Martins Libro. 1 – os alunos, de posse dos textos colaram no caderno, cantaram e dançaram (duas aulas). O professor orientou que eles identificassem os substantivos separando os nomes próprios dos comuns. Com relação a música Hoy es un día normal de Juanes receberam os versos em papel cortado e juntados de modo aleatório e após ouvir a música colaram no caderno obedecendo a sequência dos versos. O professor desenvolveu o estudo do verbos presentes no texto no futuro do modo indicativo (três aulas para esta atividade). Com o toca CD utilizou-se a música de Y Tu Te Vas, de Chayanne para cantar e identificar os artigos definidos masculinos e femininos. Entre a utilização de um recurso e outro utilizou-se apostila elaborada pelo professor, livros onde se trabalhou a leitura, diálogos e exercícios, e jornais da Venezuela como Últimas Notícias para escolha de textos, leitura, identificação de palavras desconhecidas e consulta ao dicionário.

Mildamar Ribeiro