FILOSOFIA

Aulas, Textos e Atividades


Olá, Caros alunos. Aqui está primeira aula de filosofia na forma de slids. Leiam os conteúdos com atenção, façam reflexões e tirem suas conclusões. Em breve postarei alguns textos e atividades avaliativas. Qualquer dúvidas entrem em contato comigo pelo e-mail mildamar@click21.com.br


Profº Mildamar




A IDEOLOGIA


Senso comum = conhecimento adquirido por tradição, herdado dos antepassados e ao
qual acrescentamos os resultados obtidos através da prática.
Senso comum: idéias + valores = juízo
Limites do senso comum
 Não é reflexivo
 Contém crenças e preconceitos
 Não é crítico
 Fragmentário e contraditório
 Conservador
O senso comum precisa ser transformado em bom senso, entendido como elaboração
coerente do saber.
Senso comum + liberdade + educação = bom senso
Meio – desenvolvimento da autoconsciência
Risco – cultura de massa
Ideologia
Sentido amplo – é o conjunto de idéias, concepções ou opiniões sobre algum ponto
sujeito a discussão. Doutrina ou corpo sistemático de idéias e seu posicionamento
interpretativo diante de certos fatos.
Sentido restrito – concepção marxista, ideologia como falsa consciência.
Visão de Antonio Gramsci – o que é ideologia?
Resposta: concepção de mundo que se manifesta implicitamente na arte, no direito, na
economia e demais atividades humanas.
Base da estrutura social +
Produção do consenso +
Hegemonia de classe =
Domínio
Propaganda Soviética
Definição de Marilena Chauí
A ideologia é um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (idéias e
valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da
sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como
devem valorizar.
 Naturalização da história
 Universalização de interesses restritos
 Abstração das condições concretas
 Resultado: falsa consciência
Diferença entre ideologia e teoria
A teoria ou discurso não ideológico é aquele que visa o preenchimento das lacunas do
conhecimento pela procura da gênese do processo. A ideologia produz respostas
prontas.
Teoria > Realidade > Soluções
Novos problemas
A ideologia em ação
Escola > Função reprodutora x Função democratizante.
Artes > Função de entretenimento x Função de esclarecimento
Propaganda e Mídia > Produtos + idéias = estilo de vida.
Cartaz de propaganda da Coréia do Norte contra os EUA, década de 1990.


O ser segundo Aristóteles

Para Aristotélica o ser divide-se segundo a potência e o ato. O ser pode ser atualmente ou apenas uma possibilidade. Tomemos aqui o exemplo clássico da semente. Para Aristóteles a semente é uma árvore, mas em potência, como a criança é um homem. A potência não é abstrata. Ela é sempre potência em ato: a semente tem potência para ser azinheiro, mas não para ser cavalo, nem para ser pinheiro. Como afirma Aristóteles: ”o ato é anterior, ontologicamente, à potência”. Neste sentido o ato já está presente na própria potencialidade.